O processamento é realizado diretamente no ambiente SolidWorks e no modelo SolidWorks. Os resultados do programador são armazenados na mesma peça ou montagem do modelo, SolidWorks. Isso garante a associatividade completa do modelo e dos caminhos da ferramenta, o que leva à atualização automática de todos os caminhos da ferramenta ao fazer alterações no modelo.
Ao adicionar quaisquer dados técnicos ao modelo do SolidWorks, como designações de rugosidade, bases, tolerâncias de forma e localizações de superfície, tolerâncias dimensionais, o programador sempre tem acesso direto a eles, o que facilita a seleção da peça com base na máquina e a seleção garantindo a qualidade especificada da peça da ferramenta e as condições de corte.
A peça pode ser facilmente adaptada às necessidades de processamento, por exemplo, eliminando redundâncias do ponto de vista do processamento de elementos de geometria ou recalculando as dimensões executivas do modelo no meio do campo de tolerância.
No modo de montagem do SolidWorks, você pode executar o processamento conjunto de várias peças, programar o processamento de uma série de peças ou simular completamente toda a situação real na mesa da máquina - todo o equipamento, preparação de qualquer complexidade e assim por diante - para realizar o processamento condições em conta nos primeiros estágios de criação de um programa.